O Japão investiu US$35 bilhões na África ao longo de 3 anos
O Ministério das Relações Exteriores do Japão afirma que o investimento do país na África totalizou mais de 35 bilhões de dólares ao longo de três anos, até 2018, atingindo a meta estabelecida pelo governo japonês.
Em 2016, o Japão prometeu que os setores público e privado investiriam cerca de 30 bilhões de dólares na África em três anos. Fez o compromisso numa reunião da Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano, ou TICAD, realizada no Quênia.
O Ministério das Relações Exteriores, informa que o governo japonês investiu 10 bilhões de dólares em Assistência Oficial ao Desenvolvimento, enquanto empresas privadas japonesas fizeram investimentos diretos no valor de 25,6 bilhões de dólares no mesmo período.
O total foi de 35,6 bilhões de dólares, superando a meta de 30 bilhões de dólares.
O governo japonês pretende incentivar as empresas privadas a expandir seus investimentos em países africanos que têm populações em rápido crescimento e alto potencial de desenvolvimento econômico.
No entanto, o investimento do setor privado japonês tem sido estável na última década, ficando atrás das empresas chinesas e ocidentais.
Na reunião TICAD em Yokohama, na próxima semana, espera-se que os líderes do Japão e das nações africanas discutam como melhorar o ambiente de negócios na África, para encorajar as empresas japonesas a investir mais no continente.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am