Japão retira a Coreia do Sul da lista preferencial
O Gabinete do Japão está avançando com um plano para retirar a Coreia do Sul de uma lista de nações com direito a procedimentos simplificados de controle das exportações. A nova medida entrará em vigor em 28 de agosto.
Hiroshige Seko, ministro japonês do Comércio, declarou: “A decisão de hoje do Conselho de Ministros é uma revisão da implementação das políticas de exportação japonesas em resposta a algumas deficiências do sistema de controle das exportações para a Coreia do Sul e da sua aplicação. O Japão não tem intenção de alterar as relações com a Coreia do Sul e não pretende ser uma contra-medida contra certas questões”.
A decisão representa uma segunda rodada de endurecimento dos controles de exportação para o país, após um aumento na triagem de materiais para fabricação de semicondutores e displays.
Autoridades japonesas dizem que a Coreia do Sul mal uso de materiais de alta tecnologia, que podem ser usados para fins militares. Eles dizem que o país também não conseguiu introduzir um sistema, necessário, para manter o seu status.
Salientam que a medida mais recente significa que a Coreia do Sul está na mesma categoria que outros países da Ásia.
O governo sul-coreano está realizando uma reunião de gabinete de emergência nesta sexta-feira (2), para discutir como reagir à decisão do Japão.
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse que “o Japão ignorou os esforços do nosso país e da comunidade internacional para resolver diplomaticamente a situação e piorando-a. Nós advertimos, severamente, ao Japão que ele é responsável por qualquer coisa que aconteça daqui em diante. Não vamos nos sentar e permitir que o instigador continue sua postura agressiva”.
Moon também disse que Seul tomará contra-medidas.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am