Japão protesta contra exercício militar da Coreia do Sul em torno das Ilhas Takeshima
O Japão apresentou um protesto contra os exercícios militares da Coreia do Sul em torno das Ilhas Takeshima no Mar do Japão. A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica.
A Marinha sul-coreana informou que realizará dois dias de exercícios na área a partir deste domingo (25), juntamente com o exército, força aérea e guarda costeira.
A Coreia do Sul realiza os exercícios duas vezes por ano, que visam impedir uma tentativa de desembarque nas ilhas.
A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, diz que os exercícios foram inicialmente agendados para junho, mas foram adiados devido a preocupações sobre o impacto nas relações do país com o Japão.
As relações bilaterais tornaram-se tensas sobre o comércio, o trabalho no tempo da Segunda Guerra Mundial e outras questões.
A agência relata que os exercícios são o segundo passo da Coreia do Sul contra o Japão, após a decisão de Seul de cancelar um pacto de compartilhamento de inteligência militar entre os dois países. A agência diz que o Japão está se afastando do diálogo e da diplomacia.
Também citou uma fonte militar dizendo que os exercícios em andamento são maiores em escala do que os dos anos anteriores.
O Ministério da Relações Exteriores do Japão apresentou um protesto contra os exercícios militares.
Kenji Kanasugi, o chefe do Gabinete de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do ministério, telefonou para a Embaixada da Coreia do Sul.
Kanasugi disse a um alto funcionário sul-coreano que os exercícios são extremamente deploráveis, e que o Japão nunca poderá aceitá-los.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm