Japão, China, Coreia do Sul confirmam estreita cooperação
Os principais diplomatas do Japão, China e Coreia do Sul tiveram uma reunião tripartite pela primeira vez em três anos, e confirmaram que irão trabalhar em estreita colaboração em relação à Coreia do Norte.
O ministro japonês das Relações Exteriores, Taro Kono, e os seus homólogos chinês e sul-coreano, Wang Yi e Kang Kyung-wha, reuniram-se nesta quarta-feira (21), nos subúrbios de Pequim.
Após as conversações, as três autoridades disseram que discutiram a cooperação para desnuclearizar a Península Coreana, um objetivo comum para os três países, bem como a implementação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte. Recentemente, o país tem disparado, repetidamente, o que parecem ser mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão.
Kono disse que procurou o apoio da China e da Coreia do Sul para uma solução antecipada para a questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte.
Os ministros das Relações Exteriores também concordaram em trabalhar juntos para realizar uma cúpula de três vias ainda neste ano.
Eles confirmaram que tentarão concluir as negociações sobre a Parceria Econômica Integral Regional – uma estrutura de livre comércio envolvendo 16 países da região Ásia-Pacífico – este ano. A aceleração das negociações trilaterais de livre comércio também foi acordada.
Kono disse que as três nações do leste asiático respondem por um quinto do PIB mundial e têm grande responsabilidade pela estabilidade e prosperidade regional e global. Ele disse que quer aprofundar a cooperação tripartite.
O ministro das Relações Exteriores japonês também se referiu, indiretamente, a laços tensos entre Tóquio e Seul. Ele disse que a relação entre dois dos três vizinhos às vezes é amarga, mas a cooperação entre os três países deve ser promovida com firmeza.
- Jiu-Jitsu no JEBRA 2025: técnica, disciplina e a estreia da modalidade - 14 de março de 2025 10:12 am
- Taekwondo agora no JEBRA Japão 2025 - 14 de março de 2025 9:51 am
- Futebol no JEBRA Japão 2025: competição, crescimento e integração - 14 de março de 2025 9:33 am