Hospital Santa Cruz destaca a importância do diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla
A doença acomete o sistema nervoso central e ocorre mais em mulheres entre 20 e 50 anos.
O Hospital Santa Cruz, que tem como foco oferecer tratamentos preventivos para promover a saúde e o bem-estar da população, alerta sobre os procedimentos e as orientações para o diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla (EM), que faz parte do grupo de doenças neuroimunológicas que atinge mais de 35 mil adultos jovens no Brasil, principalmente mulheres entre 20 e 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).
É uma doença autoimune em que o sistema imunológico agride a cobertura protetora dos prolongamentos dos neurônios (axônios), chamada de mielina, e a diminuição dessa substância interfere na comunicação do cérebro, da medula espinhal e outras partes do organismo, ocasionando o bloqueio do fluxo normal dos impulsos elétricos ao longo das fibras nervosas. Em determinados casos, o dano é temporário e o organismo consegue restaurar tais lesões sem deixar sequelas, mas em outras situações a degeneração pode ser mais grave e se tornar permanente, por isso o diagnóstico precoce é determinante para preservar o quadro clínico do paciente.
Os sintomas da doença podem se manifestar de forma aguda, subaguda ou crônica, variando de paciente para paciente, porém tipicamente evoluem com surtos de melhora e piora (forma remitente-recorrente). Alguns deles são desequilíbrio corporal, distúrbios na coordenação motora, tremores e espasmos; fraqueza muscular; alterações na bexiga e no hábito intestinal; distúrbios na fala; problemas cognitivos; mudanças na sensibilidade, como dormência, sensação de alfinetadas e ardor; dores espontâneas e alterações visuais, como a neurite óptica, além da presença de nistagmo (movimento involuntário dos olhos) e diplopia (visão dupla); Sinal de Lhermitte, que é a sensação de choque elétrico, que se reflete nas costas e pernas quando o pescoço é flexionado; intolerância ao calor; fadiga, entre outros.
De acordo com o Dr. Fabio Iuji Yamamoto, neurologista do Hospital Santa Cruz, o diagnóstico é baseado no histórico do paciente aliado a exames físico, neurológico, laboratoriais e de neuroimagem. “São realizados exames, como ressonância magnética do crânio e da coluna; do liquor, que é um fluido corporal transparente produzido pelo cérebro e que recobre e protege as estruturas do sistema nervoso central; e o de potencial evocado, que gera estímulos com eletrodos no paciente para obter respostas cerebrais, incidindo nos aspectos visual, auditivo somato-sensitivo”, destaca.
O tratamento da esclerose múltipla envolve diversos aspectos, como mudanças no estilo de vida, nutrição, reabilitação física e aspectos emocionais, além de medicamentos tanto parenterais quanto orais chamados de imunomoduladores, que modificam o curso da doença e atuam na redução de surtos. Embora controversa, a correção dos baixos níveis da vitamina D no organismo pode contribuir para minimizar o curso do processo inflamatório da doença.
Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.
Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.
Site: http://www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp
Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação (11) 3897-4122
Tarcila Zonaro – tarcilazonaro@a4eholofote.com.br
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4eholofote.com.br
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am