EUA impõem sanções por transferências de petróleo entre navios para a Coreia do Norte
O governo dos EUA informa que está impondo sanções a dois indivíduos e três entidades por se envolverem em transferências de petróleo entre navios com a Coreia do Norte.
O Departamento do Tesouro declarou, nesta sexta-feira (30), que duas pessoas e duas empresas de navegação de Taiwan e uma empresa de Hong Kong estão sujeitas às sanções dos EUA, incluindo o congelamento de ativos, dizendo que as transferências ajudaram a Coreia do Norte a contornar as sanções da ONU.
O departamento disse que entre abril e maio do ano passado, o chefe de uma das empresas de Taiwan e seus parceiros usaram um navio para transferir 1,7 milhão de litros de produtos petrolíferos para um navio de bandeira norte-coreana.
Eles relataram falsamente que os produtos se destinavam às Filipinas. Funcionários do Tesouro afirmam que o mesmo navio também realizou uma transferência semelhante com outro navio norte-coreano em junho do ano passado.
O Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, emitiu uma declaração na semana passada criticando as sanções dos EUA contra o seu país. Ele disse que seria um erro de cálculo se os EUA tentassem se posicionar contra o Norte com sanções, sem abandonar sua postura de confronto.
Mas o Departamento do Tesouro dos EUA garante que continuará a aplicar sanções a pessoas ou entidades envolvidas em transferências ilícitas de navio para navio com a Coreia do Norte.
Analistas dizem que a declaração destaca a política dos EUA de aumentar a pressão sobre o Norte a menos que concorde com a sua desnuclearização.
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am
- Índia e Filipinas parabenizam Trump por vitória eleitoral - 8 de novembro de 2024 9:38 am