Air Force One, aposentado, do Japão está à venda online por 28 milhões de dólares
Avião que transportou o Imperador e Primeiros-ministros parece ‘saído da fábrica’, diz o site.
O equivalente japonês do Air Force One, aposentado do serviço em março, está agora disponível para compra em um site de aviação por uma grande pechincha de apenas US$ 28 milhões.
Um jato Boeing 747-400, de 1991, foi postado no Controller.com pelo CSDS Aircraft Sales & Leasing, sediado nos EUA, com fotos do exterior e das salas de reunião no avião especializado. “As aeronaves têm sido mantidas no mais alto padrão possível. Parece novo”, descreve o site de venda.
O avião estreou em 1993 como o primeiro avião oficial do governo japonês. A decisão de comprar dois aviões da Boeing, para servir ao governo foi tomada em 1987, durante os anos do primeiro-ministro Yasuhiro Nakasone, quando o Japão foi pressionado pela administração Reagan para reduzir seu excedente comercial com os EUA.
Durante 26 anos, os aviões conduziram o imperador japonês e 14 primeiros-ministros.
Em 29 de junho de 2002, o Air Force One japonês encontrou um carona inesperado, com o nome de Gerhard Schroeder. Vendo que o time de futebol alemão havia alcançado a final da Copa do Mundo no Japão, marcada para o dia seguinte, o chanceler alemão recorreu ao primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, colega participante do Grupo dos Oito, no Canadá, e perguntou se poderia ir em seu avião, para voar até Yokohama.
Em uma ação sem precedentes, Koizumi recebeu Schroeder no avião e ofereceu ao chanceler sua suite VIP, enquanto eles voavam por 10 horas até o Japão. Eles assistiram à final da Copa do Mundo, juntos, no dia seguinte, mas para grande decepção de Schroeder, a Alemanha perdeu por 2×0 para o Brasil.
Por regra, o governo sempre voou com ambos os aviões Air Force One para um destino no exterior, um seguido pelo outro, 30 minutos depois, para servir como reserva de emergência se o primeiro avião tiver problemas mecânicos.
Os dois aviões foram aposentados nesta primavera, quando o governo passou para o Boeing 777-300ER, mais eficiente em termos de combustível. Os dois velhos aviões foram vendidos em maio para uma empresa de reciclagem na província japonesa de Shizuoka por pouco mais de US$ 12 milhões. Uma das aeronaves parece ter chegado aos Estados Unidos.
A publicação no Controller.com descreve o avião como tendo um dos menores tempos de voo para um 747-400 no mundo, apenas 16.332 horas.
Enquanto em serviço, o Air Force One tinha uma sala VIP de 33 metros quadrados na frente do avião, 21 lugares em classe executiva para a delegação que o acompanhava e 89 lugares em classe econômica para a imprensa itinerante.
“Quarto, chuveiro, escritório e sala de estar. As aeronaves serão entregues prontas para Check-up e pintura, parecendo um avião saído da fábrica”, diz o site.
Quando o governo japonês comprou os aviões em 1987, foram alocados 36 bilhões de ienes ($339 milhões em taxas atuais) no orçamento nacional para os dois aviões.
O preço de $28 milhões é uma verdadeira pechincha.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am