Trump: repressão contra imigrantes ilegais começa neste domingo (14)
O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que uma grande operação, para prender imigrantes que enfrentam deportação, começará no domingo.
Trump disse aos repórteres da Casa Branca na sexta-feira (12), que a operação focaria, principalmente, na remoção de criminosos.
Os meios de comunicação dos EUA relatam que a repressão deve atingir cerca de 2.000 famílias em 10 cidades, incluindo Los Angeles, Nova York, Chicago e Houston.
Como a eleição de 2020 se aproxima, Trump está procurando reforçar o apoio em sua base. O movimento é um esforço para sinalizar que ele está tomando medidas concretas contra a imigração ilegal.
A operação atraiu críticas de ativistas dos direitos dos imigrantes. Eles dizem que enviar as famílias de volta para seus países colocaria suas vidas em risco.
Dizem também que muitos imigrantes não recebem a devida notificação das datas dos tribunais e desconhecem os procedimentos necessários para permanecer legalmente no país. Dizem que detê-los sem ter em conta estes fatores é desumano.
Cerca de 500 manifestantes se reuniram em frente a um escritório de imigração em Los Angeles, na sexta-feira. Uma pessoa classificou as ações de Trump de “cruéis”. O estado da Califórnia é o lar de uma grande população de migrantes da América Central.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am