Mísseis lançados pela Coreia do Norte eram de curto alcance
O exército da Coreia do Sul revelou que os dois projéteis norte-coreanos disparados contra o Mar do Japão no início desta quinta-feira (25), parecem ter sido mísseis de curto alcance, semelhantes aos lançados em maio.
Os Chefes do Estado Maior da Coreia do Sul anunciaram que a Coreia do Norte disparou dois mísseis de perto da cidade de Wonsan, no leste, na manhã desta quinta-feira (25).
Os mísseis voaram cerca de 430 quilômetros e atingiram uma altitude de mais de 50 quilômetros.
Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, na quinta-feira, pediu à Coreia do Norte para parar as ações,que não ajudam a aliviar as tensões militares na Península Coreana. O Ministério planeja aumentar a vigilância.
Em 4 de maio, a Coreia do Norte disparou vários projéteis de curto alcance de perto de Wonsan em direção ao Mar do Japão.
Cinco dias depois, a Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance do noroeste do país em direção ao Mar do Japão, como o ditador do país, Kim Jong Un, observou.
Esses mísseis atingiram uma distância de 420 quilômetros e uma altitude de mais de 50 quilômetros. Eles seguiram uma trajetória semelhante à dos projéteis disparados nesta quinta-feira.
Militares sul-coreanos estão analisando os últimos desenvolvimentos em cooperação com as forças armadas dos EUA.
Se os últimos lançamentos envolveram mísseis balísticos, a Coreia do Norte pode ter violado as sanções da ONU que proíbem o Norte de qualquer lançamento com tecnologia de mísseis balísticos.
Kim Jong Un e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram em retomar as negociações, em nível de trabalho, sobre desnuclearização em sua terceira reunião de cúpula em junho.
Mas na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou os exercícios militares conjuntos EUA-Coreia do Sul programados para o próximo mês.
A Coreia do Norte ameaçou cancelar as conversações com os EUA, mas os especialistas da Coreia do Sul acreditam que o Norte está aumentando a pressão antes de retomar as discussões.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm