Começa a reunião dos Ministros das Relações Exteriores da ASEAN em Bangkok
Ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN na sigla em inglês) iniciaram sua reunião em Bangkok. Deverão discutir os últimos desenvolvimentos com a Coreia do Norte. Mas a agenda principal da reunião serão as atividades da China no Mar do Sul da China.
O primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-o-cha, fez o discurso de abertura.
A atenção está na força que uma posição unida da ASEAN será capaz de mostrar para com a China em relação às suas atividades no Mar do Sul da China.
Um projeto de declaração conjunta obtido pela NHK expressa a preocupação com a recuperação de terras e outras atividades. O projeto também enfatiza a importância da desmilitarização na região. Fontes dizem que essas expressões foram incluídas com a China em mente.
As tensões permanecem altas no Mar do Sul da China. Os militares dos EUA constataram que a China testou mísseis disparados contra as águas disputadas, pela primeira vez em junho.
O Vietnã protestou contra o fato de os navios de investigação chineses operarem ilegalmente nesse país.
Mas subsistem divergências de opinião entre os membros da ASEAN. Em declarações conjuntas anteriores, o Camboja, que tem laços de amizade com a China, pediu a outros membros que removessem referências à recuperação de terras e desmilitarização.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am