Brasil: pelo menos 57 presos mortos, 16 decapitados, em motim em prisão
Um sangrento confronto entre duas facções de presos, na segunda-feira (29), deixou pelo menos 57 mortos, sendo 16 deles decapitados, no estado do Pará.
As autoridades estaduais informaram que o motim começou por volta das 7h, em uma prisão na cidade de Altamira e envolveu facções rivais.
Prisioneiros, pertencentes à gangue Comando Classe A, incendiaram uma cela em que havia detentos pertencentes ao Comando Vermelho, informou o governo paraense em comunicado. Dois guardas foram feitos reféns, porém foram liberados depois.
O diretor penitenciário estadual, Jarbas Vasconcelos, em comunicado, disse que não havia informações prévias que sugerissem que um ataque ocorreria. “O objetivo era mostrar o que seria um acerto de contas entre as duas facções.
Há vídeos circulando, online, mostrando presos comemorando enquanto chutavam cabeças decapitadas pelo chão. A Reuters não conseguiu verificar as filmagens de forma independente.
Eleito em uma mensagem dura contra o crime, o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro se beneficiou de uma forte queda nos homicídios este ano. No entanto, a violência endêmica nas prisões serve como um lembrete dos contínuos desafios de segurança pública que ele enfrenta em um dos países mais violentos do mundo.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am