Abe pede desculpas a parentes de antigos pacientes de hanseníase (lepra)
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu desculpas às famílias dos antigos pacientes de hanseníase (lepra) pela política governamental, agora extinta, de segregação dos doentes.
Abe encontrou-se com mais de 40 familiares dos antigos pacientes da doença de Hansen no gabinete do primeiro-ministro nesta quarta-feira (24).
A reunião aconteceu depois que o tribunal distrital de Kumamoto ordenou ao governo central, no mês passado, que indenizasse as famílias das pessoas com a doença de Hansen, em uma ação judicial movida por mais de 500 reclamantes em todo o Japão. O governo decidiu não recorrer da decisão.
Abe disse que as famílias dos pacientes estavam, sem dúvida, sujeitas a grave discriminação e preconceito contra a lepra e sofreram muita dor e sofrimento por muitos anos.
Ele se curvou e lhes ofereceu um sincero pedido de desculpas em nome do governo.
Abe disse que decidiu aceitar a decisão do tribunal e introduzir uma nova legislação para indenizar as famílias dos pacientes de Hansen, incluindo aqueles que não participaram do processo.
Ele também se comprometeu a criar, rapidamente, um comitê para buscar soluções para os problemas e trabalhar com as famílias para erradicar a discriminação e o preconceito.
Chikara Hayashi, chefe do grupo de demandantes, disse que mais de 20 anos se passaram desde que a lei de prevenção da lepra foi revogada, mas não é fácil se livrar de práticas discriminatórias que se acumularam ao longo de décadas.
Ele disse que quer que o primeiro-ministro e seu governo façam tudo o que puderem para corrigir os mal-entendidos públicos através da educação, baseada nas opiniões das famílias das vítimas.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm