Abe apresenta agenda de pós-eleições
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que os resultados da eleição de domingo (21), da Câmara Alta mostram que o povo do Japão quer estabilidade política. Em uma conferência de imprensa, ele enfatizou seu compromisso em prosseguir com sua agenda política e diplomática, incluindo, possivelmente, alterar a Constituição.
Abe disse que, “A coalizão governista ganhou 71 assentos, bem acima da maioria dos assentos disputados. Os eleitores nos enviaram uma mensagem forte para construir a nação na nova era Reiwa sobre uma base política sólida.
A coalizão e os legisladores a favor da emenda da Constituição ficaram aquém da exigência mínima. Eles não terão uma maioria de dois terços na câmara. Esse nível de apoio é necessário, em ambas as casas, para colocar uma proposta de emenda constitucional a um referendo nacional.
O Partido Liberal Democrata de Abe está propondo emendas em quatro áreas, incluindo a introdução de uma referência às Forças de Autodefesa do Japão na Constituição. O artigo 9º renuncia à guerra e proíbe o Japão de manter um exército.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm