Xi visita a Coreia do Norte para enfatizar o papel da China
O Presidente da China, Xi Jinping, chegou à Coreia do Norte para o primeiro dia de uma visita histórica a Pyongyang. Xi e o ditador norte-Coreano Kim Jong Un deverão discutir a desnuclearização e a economia em dificuldades do Norte durante a viagem de dois dias.
É a primeira vez, em mais de uma década, que um presidente chinês visita a Coreia do Norte. Xi foi convidado por Kim.
O jornal estatal da Coreia do Norte noticiou sobre a visita de Xi.
Em um comentário de primeira página, o jornal informa que a visita de Xi reforçará ainda mais os laços bilaterais, em um momento em que ambos os países enfrentam desafios.
A viagem de Xi também está sendo vista como uma oportunidade para Kim melhorar seu prestigio, que foi atingido após sua segunda cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump, não ter produzido nenhum resultado.
Os EUA querem que o Norte se desnuclearize completamente em troca do levantamento das sanções econômicas da ONU. Mas Kim quer uma abordagem mais paulatina. As conversações foram interrompidas desde então.
Espera-se que Kim encontre um parceiro mais disposto em Xi. Os dois se reuniram quatro vezes, desde março de 2018. E em um pronunciamento esta semana, o presidente chinês disse apoiar os esforços do Norte para resolver questões na Península Coreana.
A viagem de Xi precede outra reunião de alto nível.
Ele irá se encontrar com Donald Trump na próxima semana à margem da cúpula do G-20 no Japão.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm