Ministros da Economia do G20 discutem linha de comércio
Ministros da Economia e Finanças e diretores dos centrais do Grupo das 20 maiores economias se reunirão para um segundo dia de negociações na cidade japonesa de Fukuoka neste domingo (9).
A atenção está focada em saber se os delegados podem adotar uma posição comum sobre a chamada para facilitar a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China.
No primeiro dia de negociações no sábado, os participantes discutiram o estado da economia global e suas perspectivas.
Muitos expressaram preocupação de que os riscos descendentes estão crescendo devido à intensificação do atrito comercial entre os EUA e a China.
O vice-primeiro-ministro japonês e ministro das Finanças, Taro Aso, disse aos repórteres que a fé nos mercados pode ser minada, a menos que a disputa entre EUA e China seja resolvida.
Washington, porém, mantém sua posição de que prosseguirá as negociações comerciais bilaterais usando o aumento das tarifas como ferramenta de negociação.
Como país presidente, o Japão planeja enfatizar que o comércio e outros desequilíbrios devem ser resolvidos por meio de estruturas multilaterais.
Os ministros da Economia e Finanças do G20 também estão prontos para discutir novas regras tributárias sobre gigantes globais de TI, que obtêm lucros enormes por meio da transferência de dados internacionais.
Espera-se que eles concordem em elaborar medidas substantivas no próximo ano.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am