EUA oferecem US$ 5 milhões por dicas sobre violações da Coreia do Norte
O governo dos EUA informa que oferecerá recompensas de até cinco milhões de dólares por informações sobre o fim da arrecadação ilegal de fundos e violações de sanções internacionais pela Coreia do Norte.
O Departamento de Estado anunciou o programa em seu site este mês, antes do aniversário de um ano da primeira cúpula entre o presidente norte-americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong Un em Singapura.
O governo dos EUA acredita que a Coreia do Norte ainda está acumulando fundos em violação às sanções internacionais por meio de transferências de carga de navio para navio e ataques cibernéticos.
O programa de recompensas procura informações sobre empresas e indivíduos envolvidos nessas transferências ou na geração de receitas ilegais para a Coreia do Norte.
Ele também busca dicas sobre entidades que enviam bens de luxo para o país ou que realizam ataques cibernéticos sob instruções da Coreia do Norte.
O Departamento de Estado também emitiu cartazes em inglês e chinês com o objetivo de interromper as evasões de sanções e a coleta de fundos pelo Norte.
Em um movimento relacionado, a Guarda Costeira dos EUA disse nesta terça-feira (11), que enviaria o navio USCGC Stratton para o Pacífico Ocidental, para monitorar as transferências navio-navio da Coreia do Norte e as atividades marítimas da China.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am