EUA exigirão dados de redes sociais para maioria de requerentes de visto
O Departamento de Estado dos Estados Unidos exigirá que quase todos os solicitantes de visto norte-americano apresentem informações de redes sociais, tais como nomes de usuários e endereços de e-mail.
Anteriormente, apenas os solicitantes que precisavam de verificação adicional, como pessoas que haviam visitado ou moravam em países controlados por grupos terroristas, eram obrigados a fornecer essas informações.
“O Departamento de Estado dos EUA atualizou seus formulários de pedido de visto de imigrante e não-imigrante para solicitar informações adicionais, incluindo identificadores de mídia social, da maioria dos solicitantes de visto dos EUA”, disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.
O funcionário acrescentou que o novo requisito é uma medida para melhorar os procedimentos de triagem de segurança que protegerão os cidadãos dos EUA contra ameaças potenciais.
Apenas os requerentes de certos tipos de vistos diplomáticos e oficiais estarão isentos dos requisitos.
O novo formato de requerimento, proposto em março de 2018, entrou em vigor na sexta-feira (31) e deve afetar cerca de 15 milhões de estrangeiros que solicitam vistos dos EUA anualmente.
Caso sejam descobertas informações falsas sobre as redes sociais apresentadas, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que “sérias conseqüências” poderão ser vir.
A imigração é uma das principais bandeiras do governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde que assumiu, Trump introduziu medidas que retardaram o processo legal de imigração, aumentaram o custo da imigração e limitaram o acesso a serviços de imigração no país, entre outros.
Uma das principais polêmicas da atual administração da Casa Branca gira em torno da construção de um muro entre os EUA e o México.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am