Coreia do Norte ativa usina de enriquecimento de urânio
Um grupo de pesquisa norte-americano conhecido por sua análise sobre a Coreia do Norte informa que o país, provavelmente, está produzindo urânio enriquecido no complexo nuclear de Nyongbyon.
O “38 North” divulgou seu último relatório sobre imagens de satélite da usina na instalação nuclear, as fotos tiradas nos últimos meses e mostram dezenas de pessoas e o que parece ser um tanque reboque branco perto da usina. O veículo deixou para trás um cilindro ou contêiner de transporte, ao lado da sala de centrifugação a gás, onde o urânio seria enriquecido para o desenvolvimento atômico.
O grupo de pesquisa diz que é difícil identificar o reboque como um tanque de nitrogênio líquido apenas com imagens de satélite, mas diz que é provável. O nitrogênio líquido é usado para enriquecer o urânio.
Se isso for verdade, Pyongyang pode estar enriquecendo urânio para pressionar os Estados Unidos a fazer concessões nas negociações nucleares.
Na cúpula de fevereiro com os EUA, o Norte procurou o que eles chamam de levantamento parcial das sanções do Conselho de Segurança da ONU em troca do desmantelamento das instalações de Nyongbyon. Mas os EUA dizem que as sanções permanecerão até que o Norte esteja totalmente desnuclearizado.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am