Ao final da Cúpula do G20 Abe enfatiza compromisso com o crescimento global
Os líderes da Cúpula do G20 concluíram a sua reunião de dois dias com uma declaração conjunta. Como presidente da cúpula, o primeiro-ministro do Japão saudou os esforços dos líderes para trabalhar juntos em prol do crescimento global e enfrentar os riscos para a prosperidade.
A reunião ocorreu em meio a um sentimento protecionista crescente nos EUA e em alguns outros países.
Abe disse: “Fomos capazes de reafirmar, claramente, as regras básicas para o livre comércio, tais como liberalismo, justiça, indiscriminação, um mercado aberto e condições justas para a concorrência”.
A declaração conjunta deixa de se referir à necessidade de combater o protecionismo.
Esse também foi o caso na cúpula anterior do G-20 em Buenos Aires, onde os membros discordaram sobre as práticas comerciais.
Outro tema de discussão no G20 foi a economia digital. Abe está promovendo um projeto chamado “Osaka Track”, que é um conjunto de diretrizes flexíveis para governar o fluxo global de dados e comércio eletrônico.
Vamos nos mover rapidamente para estabelecer regras internacionais que garantam o livre fluxo transnacional de dados, garantindo segurança e privacidade”, disse Abe. Tal esforço certamente trará uma nova brisa ao processo de reforma da OMC.
Na frente ambiental, Abe diz que os líderes endossaram uma estrutura para reduzir o lixo plástico despejado no oceano.
Ele disse, “Fomos capazes de dar um grande passo adiante para resolver o problema, compartilhando a ‘Visão do Oceano Azul de Osaka’, que visa reduzir a zero a nova poluição até 2050. Também conseguimos chegar a um acordo sobre uma estrutura para implementar passos concretos em direção à meta”.
O G20 no próximo ano será realizado na Arábia Saudita. Abe ofereceu o apoio contínuo do Japão, e disse que espera que o novo anfitrião possa assumir a liderança para reunir um conjunto de recomendações fortes.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm