Navios filipinos e norte-americanos conduzem exercícios no Mar do Sul da China
As guardas costeiras dos EUA e das Filipinas realizaram um exercício conjunto perto de águas disputadas no Mar do Sul da China.
A guarda costeira filipina informou que o exercício teve lugar nesta terça-feira (14), perto de Scarborough Shoal, a oeste da ilha de Luzon, acrescentando que foi o primeiro exercício conjunto EUA-Filipinas a ser realizado perto do coral.
A China, efetivamente, controla o coral, que também é reivindicado pelas Filipinas e Taiwan.
Autoridades informaram que três navios norte-americanos e filipinos participaram do exercício, para simular uma operação de busca e salvamento após o afundamento de um navio de passageiros.
Autoridades filipinas disseram que dois navios da guarda costeira chinesa monitoraram o exercício, acrescentando que um deles se aproximou a cinco quilômetros de um navio filipino, mas não fizeram nenhum movimento para obstruir o exercício.
O presidente filipino Rodrigo Duterte, que assumiu o cargo em 2016, sugeriu, inicialmente, que a disputa do Mar da China Meridional fosse arquivada enquanto buscava ajuda econômica da China.
Mas com as críticas crescendo em casa, Duterte, no mês passado, pediu ao presidente chinês Xi Jinping para respeitar a decisão do tribunal internacional de 2016, que rejeitou as reivindicações da China sobre a maior parte do Mar do Sul da China.
No mês passado, as militares norte-americanos e filipinos realizaram uma simulação conjunta anual que incluiu um cenário de retomada de uma ilha ocupada.
Além disso, os EUA, Japão, Índia e Filipinas realizaram exercícios conjuntos no Mar do Sul da China no início deste mês, pela primeira vez.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm