Irã quadruplica capacidade de produção de urânio
Autoridades nucleares do Irã informam que quadruplicaram a capacidade do país de produzir urânio com baixo enriquecimento, em meio à escalada das tensões com os Estados Unidos.
Oficiais da agência nuclear iraniana fizeram o anúncio em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20).
Eles disseram que ainda não violaram o acordo nuclear de 2015, que o Irã assinou com seis potências nucleares mundiais.
Os oficiais também disseram que não aumentaram o número de centrífugas, necessárias para o enriquecimento do urânio, porém, não informaram como aumentaram a capacidade de enriquecimento de urânio do país.
Sob o acordo nuclear, o Irã só pode enriquecer urânio a cerca de 3%, tornando-o utilizável para uma usina de energia elétrica.
O país também pode armazenar uma quantidade limitada de urânio com baixo enriquecimento.
Mas por causa do aumento da capacidade de produção do país, as autoridades dizem que o Irã irá além das limitações de estoque estabelecidas pelo acordo nuclear dentro de algumas semanas.
No início deste mês, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que o país está reduzindo alguns dos compromissos assumidos no acordo nuclear.
Essa decisão foi tomada em retaliação pela retirada unilateral dos EUA do acordo, e pela reimposição de sanções econômicas contra Teerã.
O Irã está pedindo que a Europa apresente medidas concretas que protejam os interesses nacionais do Irã em face das sanções econômicas dos EUA até 7 de julho, dizendo que se a União Européia não fizer isso, o país começará a enriquecer urânio mais perto dos níveis de qualidade para utilização em armas.
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am
- Ataque dos EUA mata 40 em porto controlado por terroristas Houthis - 19 de abril de 2025 6:48 am
- Inflação no Japão atinge 3,2% em março com alta do arroz - 19 de abril de 2025 6:42 am