EUA suspendem plano para recuperar restos mortais de soldados na Coreia do Norte
O Departamento de Defesa dos EUA informa que está suspendendo o plano para recuperar os restos mortais de militares norte-americanos que morreram na Guerra da Coreia na década de 1950, acrescentando que a Coreia do Norte se recusa a manter conversações sobre o assunto.
O Pentágono estava organizando uma equipe conjunta norte-coreana para começar a recuperar os restos mortais do pessoal norte-americano no verão. Isso estava de acordo com um pacto alcançado na primeira cúpula bilateral entre os dois países, em junho do ano passado.
O Departamento de Defesa, porém, disse nesta quarta-feira (8)que a Cor3ia do Norte se recusou a discutir o assunto, desde que a segunda cúpula de fevereiro terminou sem um acordo.
O departamento diz que desistiu do plano de começar a trabalhar durante o atual ano fiscal, que termina em 30 de setembro.
O texto diz que o departamento busca um diálogo com a Coreia do Norte, para iniciar o trabalho de recuperação após o atual ano fiscal, mas não vê perspectivas de tais negociações no momento.
O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o acordo sobre a recuperação e restituição de restos mortais como uma de suas conquistas. Mas as negociações sobre o assunto, agora, parecem estar paralisadas ao lado das negociações de desnuclearização.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am