EUA apreende navio da Coreia do Norte
O governo dos Estados Unidos apreendeu um navio cargueiro norte-coreano por violações de sanções por meio de remessas ilícitas de transferências de carvão, segundo informou o Departamento de Justiça em um comunicado de imprensa.
“O Wise Honest, um dos maiores graneleiros da Coreia do Norte, estava acostumada a transportar carvão ilegalmente da Coreia do Norte e entregar maquinário pesado à Coreia do Norte. Os pagamentos de manutenção, equipamentos e melhorias da Wise Honest foram feitos em dólares norte-americanos através de bancos dos EUA não avisados. Esta conduta viola a lei dos EUA e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse o comunicado.
O navio graneleiro de 17 mil toneladas está atualmente sob custódia dos Estados Unidos, tendo sido apreendido de acordo com um mandado de segurança.
A Coreia do Norte tem estado sujeita a inúmeras sanções da ONU nos últimos 10 anos como punição para seus testes nucleares e de mísseis balísticos.
As sanções visam reduzir a capacidade do país de desenvolver seus programas nucleares e de mísseis e incluem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe transferências de produtos refinados de petróleo para a Coreia do Norte.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am