Destróier e petroleiro dos EUA atravessam estreito de Taiwan deixando China indignada
Dois navios da Marinha norte-americana atravessaram o estreito de Taiwan na quarta-feira (22), escreveu a agência Reuters.
Dois navios da Marinha dos Estados Unidos passaram pelo estreito de Taiwan na quarta-feira (22), relatou a agência Reuters, citando o porta-voz da 7ª Frota da Marinha dos EUA, comandante Clay Doss.
De acordo com o porta-voz, trata-se do destróier Preble e do petroleiro Walter S. Diehl.
“O trânsito dos navios pelo estreito de Taiwan demonstra o empenho norte-americano por um Indo-Pacífico livre e aberto”, ressaltou o comandante Clay Doss para a Reuters.
Clay Doss acrescentou que todas as interações foram seguras e professionais.
Entretanto, o porta-voz do MRE da China, Lu Kang, declarou que Pequim já apresentou “representações austeras” para os Estados Unidos, dizendo também em um briefing em Pequim que “a questão sobre Taiwan é a mais sensível nas relações entre China e Estados Unidos”.
Em se tratando de Taiwan, o presidente taiwanês Tsai Ing-wen destacou que a travessia de embarcações norte-americanas não deveria causar alarme. Em postagem no Facebook ele escreveu: “Nada anormal aconteceu durante a travessia, por favor, todos fiquem tranquilos.”
China acusa repetidamente os EUA de realizarem provocações na região e alertou o país contra o envio de navios e aviões militares para perto das ilhas e recifes reivindicados por ela. Os EUA enviam frequentemente navios de guerra através do mar do Sul da China, uma hidrovia estratégica, como parte do que Washington chama de “liberdade de navegação”.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm