8.7 C
Kóka
sábado, 15 março, 2025 9:57: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Brasil pode se tornar maior exportador de soja com guerra comercial entre China e EUA

A agência Bloomberg informou nesta quinta-feira (30) que a China suspendeu as compras de soja dos Estados Unidos em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países.

Brasil pode se tornar maior exportador de soja com guerra comercial entre China e EUA

A agência Bloomberg informou nesta quinta-feira (30) que a China suspendeu as compras de soja dos Estados Unidos em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países.

Se a decisão for confirmada oficialmente, ela abre portas para o aumento da exportação de soja brasileira. Essa pelo menos é a análise de Lucas Costa Beber, produtor agrícola e diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja).

Em entrevista à Sputnik Brasil, ele se mostrou otimista e acredita que o Brasil possa se tornar o maior exportador de soja do mundo.

“Já somos o maior produtor do mundo e com certeza vamos nos consolidar como maior exportador do mundo”, disse.

Segundo os dados oficiais, a China comprou 13 milhões toneladas de soja desde dezembro, quando foi atingida uma trégua temporária entre o país e os EUA e estes decidiram adiar o aumento para 25% das tarifas aplicadas aos produtos chineses.

“O Brasil é o país que detém a maior tecnologia de produção de soja, nós temos a pesquisa ao nosso favor. De norte a sul do país nós temos potencial de grandes médias de soja”, destacou Lucas Costa Beber.

No entanto, ele também destacou que existem pontos negativos que podem atrapalhar o sucesso da soja brasileira no mercado chinês.

“Um dado negativo é que o nosso validador de preços é a bolsa de Chicago e, como os negócios acontecem lá, e tem ocorrido pouca compra da soja americana na bolsa de Chicago, isso acaba atrapalhando no preço que é originado na bolsa de valores”, disse.

Em geral, desde o início da guerra comercial sino-americana as exportações de soja brasileira para a China cresceram mais de 50%.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img