Trump tem interesse em diálogo exclusivo com a Coreia do Norte
Os Estados Unidos têm pouco interesse em se unir a outros países em um esforço multinacional para fazer a Coreia do Norte desistir de suas armas nucleares, disse o assessor de segurança nacional do presidente Donald Trump neste domingo (28).
Os Estados Unidos não estão tentando excluir outras nações das negociações nucleares com Pyongyang, disse John Bolton ao Fox News Sunday, mas “acho que não é nossa preferência”.
“Eu acho que Kim Jong-un, pelo menos até agora, quis contato individual com os Estados Unidos, que é o que obteve”, disse Bolton, acrescentando que Trump está aberto à possibilidade de uma terceira cúpula com Kim
Após suas conversas na Rússia na quinta-feira, o presidente Vladimir Putin sugeriu o renascimento de uma abordagem multilateral às negociações de desnuclearização, que fracassaram no passado. Putin disse que Kim está disposto a abandonar as armas nucleares, mas somente se receber garantias de segurança baseadas em um acordo multinacional.
Estados Unidos, Coreia do Norte, China, Coréia do Sul, Rússia e Japão começaram as negociações em agosto de 2003. A Coreia do Norte aceitou um acordo em setembro de 2005 para acabar com seu programa de armas nucleares em troca de segurança, benefícios econômicos e energéticos. Mas divergências entre Washington e Pyongyang sobre as sanções financeiras impostas ao Norte atrapalharam temporariamente as conversações entre os seis países antes que a Coreia do Norte fizesse seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am