Governo japonês escolhe ‘Reiwa’ como novo nome da era
A nova era imperial do Japão será chamada “Reiwa”, anunciou o secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, acrescentando que o primeiro-ministro Shinzo Abe explicará seu significado em breve, em um discurso nacional, segundo a Reuters.
A nova era imperial começará em 1º de maio, quando o príncipe herdeiro Naruhito se tornará imperador.
De acordo com a AFP, a palavra “Reiwa” consiste em dois caracteres: “Rei”, que pode ter significados relacionados à “ordem”, mas também “auspicioso” e “Wa”, que geralmente são traduzidos como “paz” ou “harmonia”.
Espera-se que o governo explique o significado oficial, assim como a ortografia inglesa para o nome mais tarde, informou a AFP.
Mais cedo, o governo do Japão realizou reuniões para decidir o nome da próxima era imperial.
“Há pouco tempo, o governo decidiu, em uma reunião de gabinete, sobre o nome da nova era e como pronunciá-la”, disse o secretário do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva, citada pela AFP.
O nome da época, ou “gengo”, é amplamente usado no Japão – em moedas, calendários, jornais e em documentos oficiais, informou a Reuters.
Acredita-se que seja a primeira vez que o nome da era foi retirado de um documento japonês (a coleção de poesia do século 7 “Manyoshu”), uma quebra de mais de 1.300 anos de uso de clássicos chineses, informou a AP.
“Esperamos que (o nome da era) seja amplamente aceito pelo povo e profundamente enraizado como parte de suas vidas diárias”, disse Suga, citado pela AP.
Segundo a Reuters, a ascensão de Naruhito ao Trono do Crisântemo acontecerá um dia depois que seu pai, o Imperador Akihito, abdicar em 30 de abril, encerrando a era Heisei, que começou em 1989. A palavra “Heisei”, segundo a AFP, significa “a paz prevalece em toda parte”.
Akihito será o primeiro imperador a abdicar no Japão em mais de dois séculos.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am