Cerca de 8.400 crianças estrangeiras estão fora das escolas
Segundo a NHK cerca 8.400 crianças estrangeiras que moram no Japão podem não estar freqüentando a escola.
Estas crianças não são abrangidas pelas pesquisas anuais sobre a frequência escolar, realizada pelos governos central e local. Nove anos de escolaridade, do ensino fundamental ao ensino médio, são obrigatórios apenas para cidadãos japoneses.
A NHK, junto com especialistas, estimou o número de crianças estrangeiras que não frequentam escolas primárias ou secundárias, com base em pesquisas do governo sobre residentes e escolas estrangeiras.
Segundo o estudo cerca de 120.000 crianças estrangeiras, com idades entre 6 e 14 anos, viviam no Japão, no ano passado. No entanto, cerca de 8.400 delas, provavelmente, não frequentariam a escola.
A NHK suspeita que os governos locais não sabem onde e como essas crianças estão vivendo. Algumas podem já ter retornado a seus países de origem ou poderiam estar freqüentando escolas não autorizadas para cidadãos estrangeiros.
A professora associada da Universidade Aichi Shukutoku, Yoshimi Kojima, diz que a principal razão por trás disso é o fato de o sistema de ensino obrigatório do Japão não cobrir estrangeiros.
Ela diz que, como nação avançada, o Japão enfrenta um grande desafio ao lidar com um grande volume de crianças estrangeiras que talvez não freqüentem a escola.
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am