Bolsonaro da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vence eleições presidenciais
O comediante e novato na política Volodymyr Zelensky venceu as eleições presidenciais na Ucrânia. O candidato recebeu 73,2% dos votos no segundo turno do pleito, contra os 25,3% do atual presidente do país, Pyotr Poroshenko, segundo resultados parciais.
“Fizemos isso juntos”, declarou Zelensky após a divulgação dos resultados, que demonstram sua vitória. “Prometo que nunca vou desapontar vocês”, afirmou ele, se dirigindo ao povo ucraniano.
Após o anúncio, o vencedor das eleições não quis conversar com os jornalistas e deixou a sede da campanha.
Relatórios mais detalhados mostram que no oeste da Ucrânia Zelenskiy ganhou cerca de 56,4% dos votos locais, enquanto que nas partes orientais do país ele recebeu cerca de 88% do total de votos.
39 candidatos participaram da disputa presidencial. Zelensky, Poroshenko e a ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko eram os favoritos.
O atual presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, foi recebido com aplausos quando chegou ao seu comitê de campanha. Ele declarou que, apesar de não ter conseguido se reeleger, não pretende deixar a política. O político reconheceu os resultados e prometeu telefonar ao Zelensky para transmitir seus parabéns pela vitória.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am