Um mês até a abdicação do Imperador Akihito
O imperador Akihito deverá abdicar em exatamente um mês, encerrando a atual era Heisei. Espera-se que ele cumpra suas obrigações como símbolo do Estado até o dia de sua abdicação, em 30 de abril.
Na segunda-feira (1º de abril), o Imperador deverá assinar uma portaria do governo para mudar o nome da era, depois de ser aprovado pelo Gabinete.
A partir de 17 de abril, o Imperador e a Imperatriz Michiko visitarão a província de Mie por três dias. O imperador assistirá a uma cerimônia que precede a abdicação no santuário de Ise, onde os ancestrais imperiais são consagrados.
Será a última visita regional do casal como Imperador e Imperatriz.
Em 23 de abril, o Imperador vai prestar suas homenagens no mausoléu de seu pai, o falecido imperador Showa, no subúrbio de Tóquio. Também faz parte de uma série de cerimônias que levam à abdicação.
No dia 26, o Imperador e a Imperatriz participarão de uma cerimônia de premiação do Prêmio Acadêmico MIDORI, como último dever oficial como Imperador e Imperatriz fora do Palácio Imperial.
Em 30 de abril, o imperador participará da cerimônia de abdicação, fará seu último discurso à nação e renunciará. Será a primeira vez, em 202 anos, que a cerimônia de abdicação se realizará.
O príncipe herdeiro Naruhito subirá ao trono no dia seguinte, 1º de maio.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am