Japão marca 24º aniversário do ataque de gás sarin no metrô de Tóquio
Esta quarta-feira (20), marca o vigésimo quarto aniversário do ataque com gás sarin no sistema de metrô de Tóquio, pelo culto Aum Shinrikyo. Famílias enlutadas das vítimas estiveram em uma das estações alvo.
Membros do culto liberaram a substância tóxica dentro dos trens do metrô na hora do rush, no centro de Tóquio, em 20 de março de 1995. Treze pessoas morreram e cerca de 6.300 outras ficaram feridas.
Na estação do metrô de Kasumigaseki, cenário de um dos ataques, 16 funcionários da estação fizeram preces às 8 horas da manhã desta quarta-feira, 24 anos depois do ataque.
Famílias enlutadas das vítimas e funcionários da estação ofereceram flores em um altar, montado dentro da estação.
Treze líderes do culto Aum Shinrikyo, incluindo o líder Shoko Asahara, cujo nome verdadeiro é Chizuo Matsumoto, foram condenados à morte por crimes, incluindo o ataque com gás sarin de Tóquio. Todos os 13 foram executados em julho passado.
Shizue Takahashi, cujo marido era o assistente do chefe da estação em Kasumigaseki e foi morto no ataque, visita a estação todos os anos.
Ela disse que se sentiu diferente este ano, já que este é o primeiro aniversário da morte de seu marido desde que os autores foram executados. Ela lembrou que sentiu o peso das execuções por seis meses, depois de serem realizadas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am