Coreia do Norte critica o Japão por levantar caso de sequestrados na ONU
A Coreia do Norte criticou o Japão por levantar a questão dos sequestros de cidadãos japoneses em uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Um delegado japonês pediu a rápida resolução do problema durante as discussões sobre direitos humanos na Coreia do Norte, em Genebra, nesta segunda-feira (11).
O governo do Japão diz que pelo menos 17 cidadãos foram seqüestrados pela Coreia do Norte. Cinco retornaram em 2002. Os outros 12 continuam desaparecidos.
Um representante norte-coreano disse na terça-feira (12), que Pyongyang rejeita firmemente a posição do Japão.
O representante disse que o Japão, freqüentemente, levanta a questão do sequestro como uma forma de influenciar a política interna.
A autoridade norte-coreana disse que o próprio Japão cometeu crimes de escravidão sexual, referindo-se àquelas conhecidas como mulheres de conforto.
O delegado japonês respondeu que o Japão aceita, humildemente, os fatos históricos da Segunda Guerra Mundial e contribuiu para a paz e a prosperidade da região da Ásia-Pacífico e do mundo.
A autoridade norte-coreana também pediu que as sanções econômicas ao país fossem suspensas. O funcionário disse que mulheres, crianças e pessoas com deficiências estão sofrendo muito e estão sendo privadas de direitos humanos básicos.
Os comentários do norte seguem a segunda cúpula do mês passado entre os líderes dos EUA e da Coreia do Norte. As negociações terminaram sem um acordo, e não parece que as sanções serão levantadas tão cedo.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am