Okinawa diz “não” no referendo da realocação de base dos EUA
Cerca de 30% dos eleitores votaram contra a realocação da Estação Aérea de Futenma em referendo realizado neste domingo (24) na província de Okinawa, no sul do Japão. A instalação fica na cidade de Ginowan e seria movida para o distrito de Henoko.
Um total de 345.285 dos mais de 1,53 milhão de eleitores votaram no referendo, o que corresponde a 29,93% do eleitorado.
A cédula de votação perguntou aos eleitores se eles apoiavam um plano para recuperar terras em um local costeiro isolado, para a realocação da base de Futenma.
De acordo com a pesquisa de opinião da agência de notícias Kyodo, a maioria dos eleitores se opôs à construção da nova instalação militar dos EUA.
Moradores de Ginowan pedem ao governo que feche a base de Futenma devido a preocupações ambientais, incidentes envolvendo aeronaves e tropas dos EUA. Os residentes do distrito de Henoko, porém, também não estão dispostos a receber a base na região.
A base do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA foi construída em 1945. As negociações sobre a realocação para uma área menos populosa da província de Okinawa começaram há duas décadas, mas os planos do governo foram prejudicados pelos protestos dos moradores locais.
- Maior partido pró-democracia de Hong Kong decide se dissolver - 22 de fevereiro de 2025 5:57 am
- Anna Sawai é eleita uma das Mulheres do Ano pela Time - 22 de fevereiro de 2025 5:31 am
- Agência lança arquivo digital do ataque com gás sarin em Tóquio - 22 de fevereiro de 2025 5:23 am