O fabuloso universo literário da escritora Ana Lúcia Merege

Ana Lúcia Merege é aquariana, mochileira e toma café o dia inteiro. Ganha seu pão desvendando e divulgando documentos antigos e contemporâneos na Biblioteca Nacional, onde é curadora da Divisão de Manuscritos, mas sua vocação sempre foi contar e escrever histórias. Sua obra mais recente foi Orlando e o Escudo da Coragem, lançado na Bienal de 2018.

É autora de vários livros, dentre os quais se destacam os ambientados no universo medieval Athelgard, publicados pela Editora Draco – a trilogia iniciada por “O Castelo das Águias” (2011) e os infantojuvenis “Anna e a Trilha Secreta” (2015), bem como o ensaio “Os Contos de Fadas” (Claridade, 2010).

Organiza coletâneas de contos pela Draco, tais como “Excalibur” (2013), “Medieval”, coorganizada com Eduardo Kasse (2016, vencedora do Prêmio Argos de Ficção Fantástica em 2017) e “Magos” (2017, Prêmio Argos 2018). Recebeu o Troféu Semeadores de Livros do Projeto Pegaí – Leitura Grátis. Participa do grupo “Fantasia Brasil”, que promove eventos de Literatura Fantástica com foco em autores brasileiros.

Adora visitar escolas, bibliotecas e instituições culturais para palestrar e ministrar oficinas. Atualmente trabalha numa série de contos de viagens no tempo, ambientada em diferentes cenários da Antiguidade. Ana Lúcia é mestre em Ciência da Informação, pelo IBICT/UFRJ-ECO e formada em Biblioteconomia pela UNIRIO.Ana Lúcia Merege é uma carioca nascida em 1969 e descende de fenícios do Líbano, de Malta e do Algarve. Quando criança queria ser arqueóloga, mas a paixão pelos livros falou mais alto e em mais de um sentido: tornou-se escritora, contadora de histórias, pesquisadora e bibliotecária. Seu trabalho literário é voltado principalmente para os contos populares e a ficção fantástica, frequentemente com base na mitologia e na História antiga e medieval.

É autora de uma série de fantasia para jovens e adultos, publicada pela Editora Draco, que foi iniciada com “O Castelo das Águias” (2011),  seguiu com “A Ilha dos Ossos” (2014) e foi concluída com “A Fonte Âmbar” (2016).A série conta ainda com o livro infantojuvenil “Anna e a Trilha Secreta” (2015), as novelas “O Jogo do Equilíbrio” e “O Tesouro dos Mares Gelados” e vários contos que estão em e-books e, em alguns casos, publicados no blog da série. Outros livros solo são “Pão e Arte” (Editora Escrita Fina, 2012), “O Caçador” (Franco Editora, 2009) e o ensaio “Os Contos de Fadas” (Claridade, 2010).

Organizou, pela Editora Draco, as coletâneas “Excalibur”, “Medieval” (coorganizada por Eduardo Kasse) e “Magos”. Tem vários contos em coletâneas impressas e digitais, em sites diversos e no Wattpad, além de artigos acadêmicos e de divulgação. Ministra cursos e palestras em escolas, universidades e onde quer que haja eventos ligados a livros, literatura e bibliotecas.

Vive em Niterói – RJ com seu marido, analista de sistemas e apreciador de História clássica, e a filha,  futura engenheira eletrônica (são os planos por enquanto, segundo ela). Todos os dias atravessa a Baía de Guanabara para desvendar manuscritos e bolar exposições na Biblioteca Nacional.

Viaja sempre que pode para destinos ecoturísticos ou culturais. E quase sempre arranja um tempinho para escrever suas histórias fantásticas. Contos Fantásticos é o seu livro mais recente, mas não existe para venda, foi publicado em parceria com um projeto de distribuição gratuita de livros. O mais recente que pode ser encontrado para venda é Orlando e o Escudo da Coragem.

Fonte: http://estantemagica.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/estantemagicadeanamerege/
Website: http://castelodasaguias.blogspot.com/
Twitter: https://twitter.com/anamerege

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)