EUA pedem pela exclusão da Huawei dos projetos de telecomunicações
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu políticas que excluam a gigante de tecnologia chinesa Huawei de projetos de telecomunicações, descrevendo os produtos da empresa como uma ameaça à segurança.
Pence falou em uma coletiva de imprensa em Varsóvia, na Polônia, nesta quarta-feira (13), depois de se encontrar com o presidente polonês, Andrzej Duda.
Autoridades polonesas prenderam um executivo chinês da Huawei e de um cidadão polonês no mês passado por alegações de espionagem.
Pence elogiou a investigação, demonstrando o compromisso do governo polonês em garantir que o setor de telecomunicações do país não seja comprometido de forma a ameaçar sua segurança nacional.
Pence salientou que os EUA e seus aliados devem rever todo o investimento para proteger a segurança crítica e a infraestrutura econômica.
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que os dados dos usuários dos produtos da Huawei poderiam ser usados pelo governo chinês. A Huawei e o governo chinês negam isso.
A administração Trump está cautelosa com a crescente influência da China na Europa.
Espera-se que Pence expresse essas preocupações em uma conferência internacional que será aberta na Alemanha na sexta-feira (15).
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm