Agência Nuclear da ONU pede decisão ao Japão.
A agência nuclear da ONU deu ao Japão suas últimas recomendações sobre a usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Sobre o que fazer com o volume cada vez maior de água contaminada sendo tratada e armazenada, a mensagem é clara – continuem.
Já faz mais de 7 anos, desde que a usina sofreu um colapso triplo, após um terremoto e um tsunami.
Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitaram, este mês, para verificar o trabalho de descomissionamento.
Os especialistas, então, conversaram com a ministra da Indústria, Yoshihiko Isozaki. Eles citaram alguns progressos – incluindo um ambiente laboral melhor e também que o trabalho para evitar que o lençol freático se infiltre nos edifícios dos reatores danificados está começando a fazer efeito.
Porém, o líder do grupo também falour sobre a água que está sendo armazenada. O líder da equipe da AIEA, Christophe Xerri, disse que: “Aconselhamos o governo japonês que, agora, uma decisão deve ser tomada, rapidamente”.
A água contaminada é gerada diariamente durante o processo para resfriar os reatores danificados. É então tratada para retirar substâncias radioactivas … e armazenadas.
Mas um dos contaminantes – o trítio – é difícil de remover. Mais de 1 milhão de toneladas de água contendo a substância estão sendo mantidas no local. O governo diz que uma opção é diluí-lo e liberá-lo no mar.
Xerri disse que: “Tomamos nota de que, no momento, o governo japonês tem cinco opções. E cabe ao governo japonês decidir, no engajamento com as partes interessadas, é claro, a opção que o Japão quer implementar”.
Xerri pediu ao operador da usina para manter o público bem informado. Recentemente veio à luz que a maior parte da água contém outras substâncias radioativas em níveis inseguros.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am