Abe: residência permanente não será concedida imediatamente, na nova Lei de Imigração.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o status de residente permanente não será imediatamente concedido aos estrangeiros, mesmo que eles possam permanecer e trabalhar no país sob a lei revisada.
Abe falou diante de um comitê da Câmara Alta nesta segunda-feira (5), dias depois que o governo apresentou um projeto de lei para revisar a lei de imigração, para permitir que mais trabalhadores do exterior entrassem no Japão para lidar com sua escassez crônica de mão-de-obra.
Uma parlamentar do principal partido de oposição, Partido Democrático Constitucional, perguntou a Abe se as mudanças propostas abririam as portas para a residência permanente, após 10 anos de vida e trabalho no Japão. Ela também perguntou se as mudanças criariam uma política de imigração.
Abe respondeu que o status de residente permanente não será dado automaticamente, mesmo se os estrangeirosr continuarem no Japão.
Abe disse que o Japão estabeleceu duras condições para se obter o visto de residência permanente, como bom comportamento, ter ativos suficientes ou habilidades para continuar a viver no Japão e permanecer no país por uma década ou mais.
Ele disse que as pessoas não poderão ser residentes permanentes simplesmente ganhando os novos tipos de status de residência a serem criados pela nova lei. Ele disse que não é uma política de imigração.
O ministro da Justiça, Takashi Yamashita, disse que seu ministério tentará criar um sistema que não afete negativamente o emprego dos moradores locais.
Ele disse que o ministério monitorará de perto as mudanças no mercado de trabalho e as previsões para o momento em que o Japão deverá aceitar mais estrangeiros com base nas revisões legais propostas.
Yamashita também disse que o Ministério da Justiça anunciará em breve quantos estrangeiros poderão entrar no Japão sob a nova lei.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am