O compositor e cantor Rodrigo Campos lança seu quarto disco “9 Sambas”.

Com três discos lançados, “São Mateus não é um lugar assim tão longe” (2009), “Bahia Fantástica” (2015) e “Conversas com Toshiro” (2015), Rodrigo lança seu quarto álbum, “9 Sambas” . Integrante também do grupo “Passo Torto”, com o qual gravou três discos, além de colaborar como compositor, instrumentista e produtor em trabalhos como “Encarnado” , de Juçara Marçal, e “A mulher do fim do mundo” e “Deus é mulher”, de Elza Soares.

 

Em 2017, lançou também o disco “Sambas do Absurdo”, ao lado de Gui Amabis e Juçara Marçal, parcerias dele com Nuno Ramos, inspiradas no livro “O mito de Sísifo”, de Albert Camus.

Rodrigo ganhou três vezes o “Prêmio da Música Brasileira” ; duas vezes na categoria “Melhor grupo”, ao lado do “Passo Torto” , e uma vez como “Revelação”, por seu disco “Bahia Fantástica”.

“São nove sambas”, todos compostos em 2017 e gravados ao longo do ano. Adentrando, ainda, as gravações, o ano seguinte.

Na busca por uma voz que pudesse ser um pouco minha, mas que fosse também comum ao samba, escolhi falar de uma forma inerente ao gênero, pegando emprestado esse olhar contemplativo, mas também direto na simplicidade de sua filosofia.

Não que se possa realizar, de fato, a irreverência metafísica dos grandes sambistas, seria mais procurar por ela. Dito isso, à maneira deles, destilei alguns pensamentos sobre o absurdo, o jogo da vida, o homem, a clareza, a dor, o amor, as bandeiras, a mulher e o envelhecimento. Também imagino, nesses nove assuntos, nove biologias de samba, ou nove arquétipos de samba, como que se fosse o samba uma pedra partida em nove pedaços.” conta Rodrigo. O CD está disponível em todas as plataformas digitais.

O próprio Rodrigo fala sobre a responsabilidade e experiência de se gravar um disco, e que somente o talento não é suficiente para que ele aconteça.

“Em 2005, aproximadamente, tentei fazer meu primeiro disco. Já havia lançado em 2003 um disco chamado “Urbanda”, em que dividia a autoria com outros quatro artistas: Luisa Maita, Morris Piccioto, Douglas Alonso e Marcos Paiva. Achei que seria o momento de arriscar um primeiro trabalho solo.

Ainda muito ligado ao samba, fui pro estúdio pra gravar as bases sozinho: violão, cavaco e percussão. Já estavam ali algumas músicas que estariam no “São Mateus…”, que viria a ser, de fato, meu primeiro disco. Enveredei na empreitada imbuído de um espírito de confiança que se esvaiu ao final do primeiro dia, quando escutei o resultado. Me deparei com minha falta de experiência, não sabia nem identificar o que estava errado, mas entendi que não conseguiria fazer esse disco dessa maneira. Três anos depois entraria novamente em estúdio, dessa vez guiado pela experiência e talento do genial Beto Villares, iniciando assim minha discografia solo.

Os anos se passaram, fiz outros discos, mas aquele, que seria meu primeiro, interrompido pela minha inexperiência, nunca me saiu da cabeça. Volto a ele agora, 13 anos depois, e, confrontando o medo gerado na escuta daquele fatídico dia de gravação em 2005, avanço até o fim. Aquele processo almejado, em que gravaria as bases sozinho, se mostrou eficiente enfim. Ainda conto com parceiros inestimáveis, como Carlos “Cacá” Lima, por exemplo, na engenharia de som, mas pude caminhar e chegar ao que posso chamar de meu primeiro disco de sambas.

Alguns amigos tem me perguntado se existe um lugar, como em outros trabalhos (São Mateus, Bahia, Japão), e tenho respondido que, se existe, o lugar é o próprio samba. Talvez o único lugar onde eu ainda acesse a criança em mim, ao lembrar quando batucava os baldes da minha mãe ao lado dos amigos de infância, Bimba e Sidnei, nas esquinas de São Mateus, antes da complexidade que a vida tem se tornado.”

Rodrigo Campos estará se apresentando no dia 20/09 no “SESC Pompéia” com o lançamento do “CD 9 Sambas” e no dia 01/10 , no “Ó do Borogodó”.

Fotos by: Zé Holanda

Site:http://www.rodrigocampos.art.br/
Facebook:https://www.facebook.com/Rodrigo.Campos.br
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UC87zenokKnotbN1TAobO0zw
Site:www.agogocultural.com.br
Facebook:www.facebook.com/AgogoCultural

Da Redação by Radio Shiga

 

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)