“Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy” em Homenagem ao 60º Aniversário da Bossa Nova

Comemorando o 60º aniversário da Bossa Nova, a LEGACY E ALHEMY sentiu que era o momento de homenagear o grande legado musical brasileiro e suas lendas, com o brilhante CD Duplo Brasileiro-Americano: “Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy” que foi lançado em abril de 2018.  Este projeto historicamente importante, apresenta a cantora internacional Alexandra Jackson em gravações originais com ícones como: o falecido Miles Davis, Antônio Carlos Jobim, Al Jarreau, Oscar Castro-Neves, Rod Temperton e Dona Ivone Lara, e as lendas vivas Ivan Lins, Carlinhos Brown, Banda Rio Negro, Leis de Hubert, Larry Dunn, Al McKay, Siedah Garrett, Paulo Jobim e Daniel Jobim.

 

Enquanto a música brasileira é enganosamente categorizada como “world music”, o compositor e cantor brasileiro Ivan Lins descreve-a como “música total” – uma mistura de jazz, música brasileira, étnica, instrumental, cantada, completamente moderna. Em outras palavras, ocupa muitos mundos. No 60º aniversário da bossa nova e em total concordância, o CEO da Legacy and Alchemy, Robert Hebert, inspirou-se em homenagear a totalidade do grande legado da música brasileira e celebrar seu lugar no mundo.

No espírito da “música total”, a ambiciosa colaboração brasileiro-americana das 18 faixas do CD duplo, Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy, foi concebida e produzida por Hebert com o co-produtor Larry Williams. O apaixonado projeto é destaque em gravações nunca antes ouvidas pelos renomados artistas americanos e brasileiros, com a colaboração de uma variedade de músicos brasileiros e americanos. Com a brilhante liderança vocal de Alexandra Jackson, a gravação é uma documentação do antigo Brasil-EUA.

Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy já está se destacando, incluisive alcançando o Top 30 na Billboard Smooth Jazz Chart para o primeiro single “All One”. A música está tocando em mais de 150 estações de rádio, bem como outras cinco músicas do álbum sendo apresentadas em cinco canais Sirius XM, incluindo Latin Jazz, Beyond Jazz, Fusion e Friday Fusion.

Gravada ao longo de três anos no Rio de Janeiro, Los Angeles, Atlanta, Londres, Nova York e Chicago, com mais de 150 artistas participantes, Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy estabelece o cenário histórico para um compromisso contínuo com a música brasileira e americana. Hebert diz: “Há uma razão pela qual a música brasileira ressoa em todo o mundo: as músicas e a musicalidade, a influência do samba e a elegância irônica da bossa nova equilibravam o terreno e o requinte. Estamos reintroduzindo essa música para o mainstream, de onde parou nos anos 1960, quando a música brasileira era a mais popular do mundo até que a Invasão Britânica atacou e os gostos mudaram. ”

Na produção do álbum, Hebert escolheu músicas incríveis que foram hits no Brasil, mas que em outras partes do mundo não eram conhecidas. “Os níveis mais altos da música brasileira e do jazz americano sempre reverberaram”, diz Hebert. “Criamos um ambiente e comprometimento com a alquimia da música, baseada em seres humanos empenhados em evoluir o legado da música. A música brasileira, africana e americana tem uma história de conexão devido ao comércio de escravos, e é isso que cria esse senso de integridade musical, o que une tudo isso ”.

No Dia Internacional do Jazz (30 de abril), o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro e Legacy and Alchemy apresentaram o primeiro single de Alexandra Jackson: Legacy & Alchemy: “All One”, a beleza de Oscar Castro-Neves / Lorraine Castro-Neves com Al Jarreau. “Eu adorava Al desde a primeira vez que o ouvi tocar com George Benson”, diz Alexandra Jackson. “Al era tão bom em criar vários estilos de música e levá-lo a pessoas diferentes. Todos o amavam. Para mim, foi mágico o jeito que isso aconteceu. É uma das minhas faixas favoritas no álbum. Em retrospecto, olhamos para trás e nos maravilhamos com o fato de ‘All One’ ter sido a última sessão de gravação de Al. ”(A música foi gravada por Castro-Neves em 2005 como sua última data no estúdio, e há uma amostra de sua voz sessão no mix.)

No dia 21 de junho, na celebração oficial do consulado dos EUA no dia 4 de julho no Rio de Janeiro, Alexandra Jackson apresentou a nova gravação da música “Corcovado”. O clássico de Tom Jobim destaca o trunfo de Miles Davis em um projeto nos anos 60, os vocais do compositor de uma gravação dos anos 90 e um vocalista de Ivan Lins para acompanhar Alexandra. “Todo mundo foi favorável”, diz ela. “Então, aqui eu estava me juntando a três ícones musicais. Ficou ótimo!”

Uma amostra de outras faixas: A cantora e compositora de Djavan, percussiva e jazzística “Amazon Farewell” – apresentando o superstar brasileiro, compositor, cantor e percussionista Carlinhos Brown. Clássico “Anjo de Mim” de Ivan Lins – apresentando um dueto com o próprio Lins. A bossa nova doce e balançante “A Felicidade” de Antonio Carlos Jobim-Vinicius de Moraes com Paulo e Daniel Jobim – do seminal Black Orpheus de 1959, que é creditado com o lançamento do samba e da bossa nova para o mundo

Como peça central desta gravação, Jackson oferece sensibilidade, sensualidade e força para capturar a essência das músicas, seja cantando em inglês ou português. Ela é o legado de uma família afro-americana marcante, proeminente cultural e socialmente – a filha do primeiro prefeito afro-americano de Atlanta, o falecido Maynard Holbrook Jackson Jr., e a empresária e personalidade da NPR Valerie Richardson Jackson. E sua grande tia foi Mattiwilda Dobbs, a afro-americana coloratura soprano que foi uma das primeiras cantoras negras a desfrutar de uma grande carreira internacional na ópera.

Alexandra Jackson começou estudando jazz na Universidade de Miami, passando a se apresentar com bandas latinas e conjuntos brasileiros. “Minhas influências musicais me proporcionaram um gosto amplo pelo que ouço e como escrevo e penso sobre música”, diz ela. “Eu amo a música de Ivan Lins, Carlinhos Brown, Caetano Veloso e Gilberto Gil, assim como de Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Take 6, Tony Bennett e Chaka Khan. E, como membro da Geração X, eu também abraço a música de Maxwell, D’Angelo, Brand New Heavies e Jamiroquai. ”

“Há um enorme caldeirão de música em nosso mundo hoje”, diz Alexandra. “Este álbum oferece a oportunidade para as pessoas saírem da caixa. Não é só jazz, blues, soul, bossa nova ou samba, mas é uma mistura de todos eles. Essas músicas e as histórias por trás de cada uma delas são por que sou tão apaixonado por esse projeto. Eu quero levar esta música e transportá-la para alcançar milhões de pessoas. A música do Brasil merece isso e muito mais. ”

O álbum já está disponível digitalmente e em CD físico, via CD Baby e Amazon.

Site: https://www.alexandrajmusic.com/
Facebook: https://www.facebook.com/alexandrajmusic
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0YnY-MR9uV3rQYKoyUFmOg
Vimeo: https://vimeo.com/channels/1108496
Instagram: https://www.instagram.com/alexandrajmusic/

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)