EUA e Coreia do Norte continuam divididos no aniversário do armistício.
Os Estados Unidos e a Coreia do Norte continuam divididos sobre temas como a desnuclearização da península coreana, nesta sexta-feira (27), que marca o 65º aniversário da assinatura do acordo de armistício da Guerra da Coreia.
A guerra começou em 1950, quando a Coreia do Norte invadiu o sul. O armistício foi alcançado em 27 de julho de 1953, para acabar com as hostilidades. Mas a guerra ainda não acabou, oficialmente.
Em junho deste ano aconteceu a primeira cúpula EUA-Coreia do Norte, alimentando uma atmosfera conciliatória. Mas as diferenças estão surgindo entre os dois países.
A Coreia do Norte insiste que o fim da guerra seja declarado antes que um processo de desnuclearização avance. Mas os EUA dizem que o Norte deve, primeiro, tomar ações específicas para a desnuclearização.
Contra esse pano de fundo, a Coreia do Norte deverá retornar os restos mortais de militares dos EUA que morreram na guerra, nesta sexta-feira. O repatriamento é um dos acordos firmados na cúpula.
Analistas acreditam que Pyongyang está demonstrando disposição para implementar os acordos a fim de levar Washington à mesa de negociações para declarar o fim da guerra.
- Ataque a pagers do Hezbollah foi autorizado por Netanyahu - 12 de novembro de 2024 7:29 am
- Talibã busca reaproximação com EUA após vitória de Trump - 12 de novembro de 2024 6:59 am
- Indonésia busca fortalecer laços econômicos com a China - 12 de novembro de 2024 6:53 am