Divulgado o percurso da Maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 divulgaram o percurso que será utilizado tanto para as maratonas masculinas quanto femininas.
O percurso de 42,195 quilômetros divulgado pelo comitê organizador nesta quinta-feira (31), levará os corredores em uma excursão pelos marcos históricos e modernos da capital japonesa.
A corrida começará no novo estádio olímpico, no centro de Tóquio. De lá, os corredores seguirão para o leste até a área de Nihonbashi.
Eles farão seu primeiro turno na frente de Kaminarimon, ou o Portal do Trovão, na área de Asakusa. Eles então seguirão para o sul para o segundo turno na Torre de Tóquio.
Em seguida, os competidores percorrerão o jardim externo do Palácio Imperial, antes de voltarem para a linha de chegada no estádio Olímpico.
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF na sigal em inglês) instou fortemente o comitê organizador a incluir os marcos icônicos da cidade, como o Palácio Imperial e Asakusa, no percurso.
O comitê relata que obteve aprovação formal da IAAF na sexta-feira passada.
Naoko Takahashi, ganhadora da medalha de ouro na maratona feminina nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, disse que os pontos de referência atraentes do percurso ajudarão a evitar que os competidores se cansem.
Ela disse que começar e terminar no estádio tornará a corrida menos estressante para eles.
Takahashi também disse que os corredores podem encontrar seu ritmo na descida inicial, logo após o início, mas a subida depois da marca de 37 quilômetros irá tornar a corrida dramática. Ela disse que a inclinação final pode levar a resultados inesperados.
Ela acrescentou que as temperaturas do dia da corrida serão um fator importante na determinação dos vencedores e se recordes serão quebrados.
Os organizadores estão considerando começar as corridas de manhã, para minimizar o risco de insolação. Espera-se que eles decidam os horários até o final de julho.
O percurso da maratona de cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos será baseada no percurso das Olimpíadas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm