A voz inconfundível de Karine Telles.
Foi em Uberlândia, nas Minas Gerais, que nasceu Karine Telles, filha de Seu Chico e da costureira Dona Eleuza, com quem teve os primeiros contatos com música brasileira. Sua mãe, filha de acordeonista, fazia sucesso na mocidade quando cantava no Circulo Operário de Ribeirão Preto, onde cantou diversas vezes até ser impedida de seguir na carreira musical pelo irmão mais velho. Anos mais tarde e com novo ofício, Dona Eleuza daria a luz a Karine, herdeira de toda sua vocação e talento artístico.Acostumada ao mundo da música desde cedo, ainda criança Karine iniciou com as primeiras apresentações informais nos eventos familiares e na banda da igreja que frequentava. Despretensiosa, foi estudar música no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli, paralelamente à graduação em Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia. Lá, a música também marcou presença em sua vida, as apresentações nos eventos culturais, congressos e festas da turma de faculdade sempre se abrilhantavam com a voz da cantora.
O sucesso inesperado na cidade natal conduziu Karine a formação de uma carreira paralela à de professora. A música já tomava o espaço de qualquer outra atividade e sua voz já se fazia reconhecer em qualquer canto da cidade mineira. Incentivada pelos amigos e outros músicos conterrâneos, abraçou novos projetos e se viu completamente tomada pelo novo ofício. Das pretéritas entoadas da praça de fronte à sua casa, Karine já fazia ecoar seu distinto timbre nos palcos dos teatros de Uberlândia.Ainda em Uberlândia, teve participação em alguns grupos musicais, como Flor do Samba e Eterna Chama, e de outros projetos como gravação além de desenvolver projetos próprios, como a montagem teatral do espetáculo Fidalguia, pé no chão, a gravação do DVD Selo Uberlândia, o CD Pelo telefone: Memória do Samba de Uberlândia, e o projeto O Samba Mandou me Chamar, da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2006, já com participações em projetos em São Paulo, como do grupo Samba Autêntico, na Virada Cultural e projeto Rua do Samba, estrelou, em Minas, o comovente espetáculo As tais mineiras, no qual, magistralmente revisitou o repertório de Clara Nunes.
Em 2009, já envolvida em novos projetos em São Paulo, se mudou para a Terra da Garoa, onde se consolidou como uma brilhante intérprete da Música Popular Brasileira e um dos maiores expoentes do autêntico Samba. Com sua voz marcante e singular, Karine ultrapassou as divisas das Minas Gerais e leva seu canto em diversos espetáculos pelo Brasil. Lançou em 2011 o primeiro CD da carreira, “Flor do Samba”, com participações especiais de Oswaldinho do Acordeon e o coral de crianças da Casa do Caminho do bairro Joana Darc, de Uberlândia.
Em 2014 Karine se apresentou nos palcos suecos e finlandeses, e um dos shows em que se apresentou foi no Latte Café em Turku, na Finlândia. Atualmente compõem a quarta e atual formação do Notícias dum Brasil.
Fotos by: Zenilda Ribeiro
Website: http://karinetelles.blogspot.jp/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkc1Vak4mQld64ROMv5gMcQ
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am