3 C
Kóka
sexta-feira, 15 novembro, 2024 3:28: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Presidente do Peru concede indulto humanitário a Fujimori

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu no domingo (24) um indulto humanitário ao ex-presidente Alberto Fujimori, hospitalizado desde sábado e que cumpre uma pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade.

Presidente do Peru concede indulto humanitário a Fujimori.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu no domingo (24) um indulto humanitário ao ex-presidente Alberto Fujimori, hospitalizado desde sábado e que cumpre uma pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade.

“O presidente da República, no uso das atribuições conferidas a ele pela Constituição Política do Peru para tais fins, decidiu conceder um indulto humanitário ao Sr. Alberto Fujimori e a outras sete pessoas que se encontram em condições semelhantes”, afirmou a presidência em um comunicado.

Kenji Fujimori, congressista e filho mais novo de Fujimori, que defendeu publicamente o indulto de seu pai, foi o primeiro da família a agradecer o perdão presidencial.

“Gostaria de agradecer em nome da família Fujimori o presidente Pedro Pablo Kuczynski pelo nobre e magnânimo gesto de conceder ao meu pai Alberto Fujimori um indulto humanitário”, escreveu Kenji em sua conta no Twitter.

A líder da oposição e filha do ex-governante, Keiko Fujimori, também agradeceu. “Hoje é um grande dia para a minha família e para o fujimorismo. Finalmente, meu pai está livre. Esse será um Natal de esperança e felicidade!!!”, escreveu a líder do partido Força Popular, nas redes sociais.

O indulto e o perdão presidencial por razões humanitárias vêm em resposta a um pedido apresentado na segunda-feira, 11 de dezembro, pelo próprio Alberto Fujimori perante o Instituto Nacional Penitenciário.

Fujimori foi examinado no domingo, 17 de dezembro, por uma junta médica que o avaliou na sede da Direção de Operações Especiais da polícia, onde estava preso desde 2007.

A referida junta “determinou que o Sr. Fujimori sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um sério risco para sua vida, saúde e integridade”, ressaltou a presidência peruana em seu comunicado.

Protestos e dissidências

O indulto provocou o protesto das famílias de 25 vítimas assassinadas por esquadrões da morte do Exército durante o regime de Fujimori. Esse caso foi o que acabou levando Fujimori à prisão, após ser condenado como responsável pelos homicídios.

“Se você, Sr. Presidente, perdoar Fujimori sem o devido processo e sem uma junta médica imparcial, está viciando esse processo e atropelando o direito das famílias à justiça”, escreveu Gisella Ortiz no Twitter.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img