Irene Bertachini lança projeto infantil “Lili Canta o Mundo!”, com poemas de Mario Quintana.
Irene Bertachini é cantora, compositora, intérprete e flautista, natural de Belo Horizonte-MG. Ela está envolvida com o projeto coletivo para a gravação do disco infantil “Lili Canta o Mundo!”, com poemas de Mario Quintana musicados por ela e Cristiano Gouveia. A ideia do disco nasceu do livro “Lili Inventa o Mundo”. Neste livro, morava uma menina chamada Lili, que vivia no mundo do faz de conta. Ela havia nascido na cabeça de seu pai poeta.
Nascida da poesia de Mário Quintana, a personagem Lili ganha vida no musical infantil “Lili canta o mundo”, que terá seu grande lançamento do CD do espetáculo no dia 12/11, no teatro Bradesco dentro do projeto “Música para Criança”. No palco, a personagem ganha voz por meio dos poemas musicados por Irene Bertachini e Cristiano Gouveia e das narrações da contadora de histórias Aline Cântia. Para conhecer sobre o projeto acesse o link: https://benfeitoria.com/lilicantaomundo
Lili canta mitos e superstições, cidadezinhas imaginárias e vive grandes aventuras numa viagem musical e poética que convida a meninada – e os adultos, por que não? – a mergulharem na literatura de Mário Quintana e na diversidade rítmica e melódica da música popular brasileira. Das apresentações – além de Irene, Cristiano e Aline – participam a percussionista Natália Mitre, o violonista, Paulim Sartori e a violoncelista paulista Erica Beatriz Navarro. A direção artística está a cargo de Irene Bertachini e Cristiano Gouveia, que também assina a dramaturgia do espetáculo. A produção musical fica a cargo de Paulim Sartori e Irene Bertachini e arranjos do músico Leandro César. As ilustrações do disco são da artista visual Leonora Weissmann, gravado no estúdio Motor e mixado e masterizado por Bruno Côrrea.
Lili canta o mundo foi concebido em 2013, por iniciativa do músico e ator paulista Cristiano Gouveia e da mineira Irene Bertachini – convidada por ele para criar, coletivamente, esse espetáculo –, para um projeto do Sesc Santos que homenageava o poeta Mário Quintana. O espetáculo veio para Belo Horizonte, e circulou pelos palcos do Sesc Palladium, com o patrocínio do fundo municipal fez uma longa temporada na Biblioteca Pública e em escolas públicas, além de ter circulado em Sabará, Molevade, e na Virada Cultural de BH. O CD conta com várias participações especiais, entre elas Marcelo Pretto do Babartuques, Marx Marreiro, Rafael Dutra, Alexandre Andrés e Aldo Silva.
Formada em música pela UFMG e estudou flauta transversal com Marcelo Pereira, canto com Neide Ziviane e canto e consciência corporal com Titane, João das Neves e Irene Ziviane, com os quais participou durante vários anos do grupo Rosa dos Ventos. Participou do DVD “Titane e o Campo das Vertentes”, tendo lançado seu primeiro CD solo, “Irene preta, Irene boa”, em 2013, sendo considerado pelo Embrulhador e Jardim Elétrico um dos melhores álbuns do ano.
Irene é uma das idealizadoras do Coletivo A.N.A., grupo que integra 7 cantoras e compositoras O grupo surgiu em 2011 com o propósito de buscar, revelar e incentivar a cena cada vez maior de compositoras de Minas Gerais, legitimando a presença da mulher autora no meio musical. Com o grupo lançou o CD“ Ana” em 2014. É integrante do grupo “Gustavito e a Bicicleta” (foto acima), com o qual gravou dois discos, e estiveram se apresentando em julho de 2017 em Porto Covo e Lisboa – Portugal, no Festival Músicas do Mundo, Sines, Portugal (FMM) e no Kultrún World Music Festival no Canadá, nas cidades de Waterloo e Kitchener. Irene também faz parte do grupo do artista Di Souza, com o qual participou do seu recente trabalho. Irene é integrante do grupo “Urucum”, ao lado de Leandro César/ Paulo Fróis/ Christiano Souza e
Tiago Buiu. Abaixo o grupo “Urucum”.
No início de 2016 gravou em parceria com o compositor Leandro César o álbum “Revoada” no “Centro Cultural Musibéria”, em Serpa – Portugal. Os dois trabalham juntos há dez anos em vários coletivos e projetos musicais, parceria esta que rendeu várias canções. “Revoada” é a revolução dos sentidos, a transformação do estático, a migração do sentir, da saudade à melancolia do amor. Nessa união de sonhos e asas Irene e Leandro se perceberam num voo duplo e nasceu o disco com 12 canções.
O CD foi lançado em março de 2017 em Portugal. Irene enreda seu trabalho dando voz às imagens poéticas da cultura popular e da canção contemporânea brasileira. Conheça um pouco mais sobre o trabalho musical dessa excelente artista nos vídeos abaixo.
Website: https://www.irenebertachini.com/
Youtube: https://www.youtube.com/user/irenebertachini/videos
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am