Aplicado na Moda e em diversas áreas profissionais, o Visagismo Philip Hallawell é um método que vai além do estudo da harmonia e estética da imagem pessoal.
Recentemente tive o imenso prazer de fazer o Curso Completo de Visagismo do Philip Hallawell, um estudo que tanto enriquece o meu trabalho na área de moda.
O Visagismo foi criado pelo Philip Hallawell após 30 anos de pesquisas a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia.
Na área da Psicologia engloba a teoria de símbolos arquetípicos, do psicólogo Carl Jung, estudos sobre identidade, personalidade e temperamento, e técnicas de indução à reflexão e à criação de conceitos, desenvolvidos para estimular a criatividade. A identificação dos símbolos arquetípicos nas estruturas da imagem pessoal – nos formatos do rosto das feições e do formato do cabelo e nas linhas que compõem as feições da face e os cabelos – permite fazer uma leitura do que a imagem pessoal como um todo expressa e o que a face revela do temperamento.
Trabalhos na área da ciência cognitiva, vistas à luz dessa percepção, indicam que imagens provocam reações emocionais, antes que possam ser analisadas racionalmente, o que explica porque a imagem pessoal tem tanta influência na autoestima, no comportamento, no estado psicológico e emocional e nas relações com outras pessoas.
O Visagista que trabalha com o método do Philip Hallawell, usa essa leitura para fazer a Consultoria e ajudar seu cliente a estabelecer uma intenção para sua imagem.
Profissionais de diversas áreas podem usar esse método e aplicar o visagismo nos seus trabalhos. Isso já acontece na odontologia estética, na medicina estética, na moda, no design de interiores e na arquitetura, na psicologia do trabalho e no gerenciamento de equipes.
Num mundo onde a multidão busca se encaixar nos padrões estéticos de beleza, valorizar o ser humano na sua essência, ajudando-o a adequar a sua imagem pessoal ao que ele deseja expressar é a grande missão do visagista e será a minha também como Visagista, Consultora de Imagem e Estilo e Escritora e Apresentadora de Moda.
Ser visagista é ser ourives de pessoas, pois com a adequação da imagem pessoal de acordo com o que o ser humano deseja expressar, conseguimos transmitir identidade, estilo e personalidade através da linguagem visual.
Não deixe de acompanhar o Bloguesia para ficar por dentro das dicas de moda e estilo.
Por Taiara Desirée
- Como a franja pode influenciar a sua imagem e comportamento? - 14 de maio de 2019 8:57 am
- Entenda a diferença entre cosmético natural, orgânico e vegano - 11 de fevereiro de 2019 8:53 am
- Saiba mais sobre a Consultoria Design Pessoal Online - 1 de fevereiro de 2019 11:31 pm