Coreia do Norte celebra aniversário do dia da fundação.
A Coréia do Norte celebrou o 69º aniversário de sua fundação neste sábado (9), declarando que o país agora se tornou uma potência nuclear.
Na capital, Pyongyang, mulheres em vestidos tradicionais dançavam músicas, enquanto um show ao ar livre e outras festividades eram realizadas.
Três barcos que levavam turistas foram vistos navegando em um rio na província de Pyongan, que faz fronteira com a província de Liaoning na China.
A edição de sábado do jornal do Partido dos Trabalhadores Coreanos, Rodong Sinmun, elogiou o país por se tornar “uma potência nuclear invencível” que possui bombas atômicas e de hidrogênio, bem como mísseis balísticos intercontinentais.
Em um editorial de primeira página, também citou avanços no desenvolvimento nuclear e de mísseis do país, elogiando o 6º teste nuclear, no domingo passado, como uma conquista do líder Kim Jong Un.
No ano passado, a Coréia do Norte realizou uma convenção na véspera do Dia da Fundação Nacional. Mas não houve relatórios de que tal reunião tenha sido realizada desta vez.
Pyongyang realizou seu 5º teste nuclear no Dia da Fundação Nacional do ano passado.
Militares dos EUA e da Coréia do Sul estão em alerta contra novas provocações, incluindo outro lançamento de mísseis.
- Primeiro-ministro japonês visita Malásia e Indonésia em janeiro - 28 de dezembro de 2024 5:43 am
- Representantes de Yoon devem comparecer a audiência de impeachment - 28 de dezembro de 2024 5:38 am
- Retrospectiva 2024: Eleições, G20 e COP 30 no Brasil - 28 de dezembro de 2024 5:04 am