Abe e Putin concordam que a Coréia do Norte representa uma grave ameaça.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou que os testes nucleares da Coréia do Norte representam uma grave ameaça para a paz e a estabilidade na região.
Abe e Putin falaram em uma conferência de imprensa conjunta, depois de se reunirem na quinta-feira (7), à margem do Fórum Econômico Oriental, em Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia.
Abe disse que concordaram que os testes nucleares da Coréia do Norte eram um grande desafio para o regime global de não proliferação.
Ele disse que o Japão condenou os lançamentos de mísseis balísticos do Norte e o 6º teste nuclear, nos mais fortes termos.
Advertiu que a Coréia do Norte não terá “um futuro brilhante” se continuar em seu curso atual, acrescentando que Pyongyang precisa entender isso e mudar sua política.
Abe disse que ele e Putin concordaram em trabalhar de perto nas questões norte-coreanas no Conselho de Segurança da ONU, e em outras ocasiões.
Putin concordou que a Coréia do Norte representa uma grande ameaça à paz e à estabilidade na região.
Ele ressaltou que as questões da Coréia do Norte, especialmente o problema nuclear, só podem ser resolvidas por meios políticos e diplomáticos. Ele disse que é importante reduzir as tensões primeiro e depois manter o diálogo entre todos os países envolvidos.
Putin disse que esta abordagem está no roteiro que a Rússia e a China propuseram, como forma de trazer uma solução para a crise.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am