Trump e Xi continuam separados no problema norte-coreano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, permanecem separados sobre como fazer a Coréia do Norte suspender seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Os dois líderes se encontraram em Hamburgo no sábado (8), após a cúpula do Grupo dos 20 ter terminado, na cidade alemã.
Trump agradeceu Xi pelo apoio que a China forneceu sobre a questão norte-coreana no passado, mas pediu mais ações contra Pyongyang. Ele disse que “algo deve ser feito sobre isso”.
Acredita-se que Trump tenha buscado mais cooperação da China, incluindo a imposição de sanções adicionais, para que fundos não fluam para o Norte. Pyongyang anunciou, recentemente, que testou com sucesso um míssil balístico intercontinental.
A agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, disse que Xi falou a Trump que a China insiste em usar o diálogo e as negociações, para resolver o problema.
Xi teria dito que a comunidade internacional deveria dialogar com Pyongyang.
A China propõe que os Estados Unidos e a Coréia do Sul parem com os exercícios militares conjuntos em troca de uma moratória nos programas de desenvolvimento de mísseis e nucleares da Coréia do Norte. Pequim está pedindo conversações diretas entre Washington e Pyongyang.
O governo dos Estados Unidos pediu que Pequim reprima empresas chinesas e indivíduos que fazem negócios com a Coréia do Norte.
A China opõe-se a sanções que não se baseiam nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm