Navio da marinha chinesa invade águas territoriais no norte do Japão.
Um navio de reconhecimento chinês entrou, temporariamente, nas águas territoriais do norte do Japão no domingo (2) de manhã.
De acordo com o Ministério de Defesa japonês, um avião de patrulha da Força de Autodefesa Marítima avistou o navio navegando para o leste, no Estreito de Tsugaru, entre Hokkaido e Prefeitura de Aomori.
O navio então entrou em águas japonesas de Hokkaido por volta das 10:40 da manhã e navegou para o leste, antes de deixar as águas japonesas, cerca de 90 minutos depois, entrando no Oceano Pacífico.
A lei marítima internacional permite a passagem inocente de todos os navios, incluindo embarcações navais, através das águas territoriais dos países estrangeiros.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão expressou sua preocupação com a embaixada chinesa em Tóquio, dizendo que não está claro se a intrusão territorial do domingo está dentro dos limites da passagem inocente. A embaixada japonesa em Pequim assumiu a mesma ação com o Ministério das Relações Exteriores da China, mas deixou de protestar.
O Ministério da Defesa disse que continuará a monitorar os movimentos do navio chinês, embora não tenha feito manobras incomuns.
Foi o 3º navio de reconhecimento chinês a entrar nas águas japonesas, uma vez que o primeiro desses navios foi descoberto em junho passado na Prefeitura de Kagoshima.
Esta é a primeira vez que um navio naval chinês entrou nas águas japonesas no Estreito de Tsugaru. As 2 invasões anteriores ocorreram nas Ilhas Nansei, no sudoeste do Japão.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am