Coréia do Norte dispara míssil balístico.
A Coreia do Norte realizou mais um disparo de míssil balístico, nesta terça-feira (4) de manhã, a informação foi confirmada por fontes da Coreia do Sul e do Japão.
“A Coreia do Norte lançou um míssil balístico. O voo durou 40 minutos e o míssil caiu na zona econômica exclusiva do Japão no mar do Japão. Até o momento, não há informações sobre danos infligidos a aeronaves ou navios japoneses”, afirmou secretário-geral de gabinete Yoshihide Suga em coletiva de imprensa.
O chefe do Estado-Maior da Coreia do Sul confirmou o lançamento por meio de um comunicado e disse que o míssil percorreu uma distância de 930 quilômetros. O presidente Moon Jae-in foi imediatamente avisado. Seul confirmou que realizará um encontro do conselho de segurança local para discutir o assunto.
No último final de semana, Moon e o presidente dos EUA Donald Trump estiveram reunidos e discutiram os testes militares Pyongyang.
“Juntos, enfrentamos a ameaça do regime imprudente e brutal na Coreia do Norte”, disse Trump na ocasião. “Os programas de mísseis nucleares e balísticos desse regime exigem uma resposta determinada”.
Ainda não está claro se o caso é um disparo de rotina de um míssil de curto alcance ou um teste de projétil de longo alcance. O acontecimento aumenta a tensão na península na Coreia e deve tornar-se uma das pautas do encontro do G20 em Hamburgo, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho.
O primeiro-ministro japonês Shinzu Abe afirmou que conversará com o mandatário russo Vladimir Putin no G20 para pedir uma participação “mais construtiva” de Moscou em relação aos norte-coreanos.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm